M

O que é Certificado de Segurança SSL e qual sua importância para o seu Site

Você pode ainda não saber o que é um SSL, mas com certeza já acessou sites considerados inseguros pelo seu navegador. E nessa hora deve ter saído correndo daquele endereço, não é mesmo?

Da mesma forma, deve ter se sentido mais seguro quando acessou sites que tinham o cadeadinho verde ao lado do endereço.

Vamos falar agora sobre a tecnologia que nos dá mais segurança na navegação, quais os benefícios que ela apresenta para o seu site e como você pode obtê-la.

 

O que é o SSL?

O Certificado de Segurança SSL (Secure Socket Layer) é um tipo de proteção padronizado para manter a segurança entre o seu navegador e o servidor onde o site que você está acessando está hospedado.

Este certificado impede que hacker e softwares maliciosos acessem e modiquem qualquer informação trocada pela internet, como dados de cartão de crédito e documentos.

Dessa forma o Certificado SSL evita que os dados trocados pelos usuários e sites, ou entre dois sistemas, possam sofrer ataques.

Ele faz isso usando criptografia, codificando os dados em trânsito. A informação protegida pode ser quaisquer dados, desde números de cartão de um cliente, como nomes, endereços, dados de documentos pessoais.

O SSL cria um ambiente de segurança aos usuários do site. Através do cadeado apresentado no endereço do site, o usuário pode concluir que o seu site é seguro e confiável. Além do que, existe um movimento na internet para divulgação de sites confiáveis e banimento de sites inseguros.

Mas os benefícios não param por aí. O Google e outros buscadores priorizam o ranqueamento de sites seguros, em favor da segurança na web. E no seu navegador Chrome exibe alertas de sites inseguros para os usuários.

E você não vai querer que o seu potencial cliente veja essa imagem abaixo ao acessar seu site, não é mesmo?

Site Não Seguro

Então leia o texto e saiba mais sobre este item tão importante para o seu site.

 

Como o Certificado de Segurança SSL funciona?

A segurança do certificado SSL se dá através da criptografia de dados, ou seja, os dados que o usuário envia para o site são criptografados no seu navegador e só podem ser decodificados no servidor do site. Assim também as informações que o site manda para o navegador do usuário.

Dessa forma, apenas o site e o usuário acessam esse conteúdo através de um par de chaves criptográficas. E essa criptografia é única para essa seção.

Com essa criptografia é possível barrar qualquer interceptação de dados trocados pelo usuário com o servidor do site. Isso proporciona também uma série de benefícios para o dono do site. Confira abaixo.

 

Porque você precisa do SSL no seu site?

Segurança contra golpes online

Esse é o principal motivo para adotarmos o SSL no site. Graças a esta tecnologia, podemos evitar ataques muito comuns hoje em dia. Um desses cybercrimes é o phishing.

Nesse tipo de crime, os hackers simulam o ambiente virtual de outra empresa para roubar dados dos clientes, confundindo os usuários.

Quando você navega em um site com SSL, as chances desse tipo de golpe acontecer é praticamente nula, pois uma das principais funções do SSL é confirmar a autenticidade do local navegado pelo usuário.

 

Aumentar a confiança do cliente

Por mais que muitos ainda não entendam sobre SSL ou, até mesmo, desconheçam a tecnologia, as características da navegação segura já são comuns e bastante difundidas.

Se você possui uma loja virtual, por exemplo, é comum que o usuário verifique se o seu endereço possui o cadeado no endereço ou até outras opções de segurança adicionais, como selos de site seguro no rodapé.

Quem encontra esses sinais se sente seguro e identifica o site como ambiente que respeita sua privacidade, protegendo suas informações.

E isso é muito importante nos nossos dias. Na era da internet, não há melhor maneira de se aproximar e gerar confiança no seu cliente do que demonstrando repeito e atenção aos seus dados.

 

Receber pagamentos com cartão de crédito

Para quem tem opção de pagamento online, o uso do Certificado de Segurança é imprescindível. E não só pelo respeito às informações dos usuários.

Se você vende pela internet, sabe que dentre as formas de pagamento, como boleto e transferência bancários, a opção mais utilizada pelos compradores é o cartão de crédito. Talvez porque seja a única opção de venda parcelada em que o lojista garante a continuidade do recebimento.

No entanto, as operadoras de cartões e os intermediadores de pagamento (pagseguro, paypal, etc), como medida de proteção a fraudes, só liberam seus serviços para lojas que possuam SSL ativo. Sendo assim, se você pretende receber pagamentos online, o uso do SSL em seu site ou loja virtual é obrigatório.

 

Melhor ranqueamento pelo Google

Sendo o buscador mais utilizado da internet, o Google vem anunciando rotineiramente qusi fatores influenciam no ranqueamento dos sites em sua pesquisa online. Um desses fatores, caso não saiba, é o SSL.

Ter o HTTP(S), sigla que também identifica o site seguro é fator crucial para o bom posicionamento de um site nos resultados da pesquisa, tando no Google quanto em outros buscadores como Bing, Yahoo e Yandex.

Quer comprovar isto? Basta realizar uma pesquisa e observar que nos primeiros resultados, se não em toda a primeira página, só aparecem sites que tenham https, ou seja, o cadeado do SSL.

 

Dados analíticos mais apurados

O SSL, através do https, permite ao Google Analytics a fonte de tráfego de um site para outro.

Se um site seguro usa um link para um site não seguro, sem SSL, as ferramentas de análise do Google podem não ser tão precisas nas informações coletadas.

Isso impacta na identificação do comportamento do seu cliente. De onde veio até o seu site e para onde ele vai quando sai dele.

 

Tem opção Gratuita para SSL

Certificados de Segurança podem ser privados, ou seja, adquiridos através de uma Certificadora reconhecida. É o caso da Comodo, da Positivo, entre outras.

Esses certificados normalmente, além de proteger a comunicação do site com o usuário, têm ainda seguros contra fraudes e cybercrime. Porém, podem se tornar bem caros, de acordo com o tamanho do site (número de páginas) ou da empresa.

No entanto, há opções gratuitas que desempenham muito bem a função de proteger o usuário e suas informações.

Esse é o caso da Let’sEncrypt, uma iniciativa OpenSource que foi extremamente importante na democratização da segurança na internet e vem sendo utilizado por milhões de sites em todo o mundo.

Empresas como Google, Facebook, Mozilla e Cisco estão entre as que apoiam a iniciativa Let’sEncrypt pela web.

Graças a esta iniciativa, o uso do SSL que antes era associado a custos com implementação e manutenção, hoje é facilmente acessível a todos.

Outra opção gratuita é a CertiGo, um SSL também grauito oferecido por hospedagens que usam o Painel de Gerenciamento cPANEL.

Se você tem seu site hospedado em um Host de qualidade, provavelmente terá uma dessas opções gratuitas para garantir a segurança do seu negócio, bem como dos próprios servidores.

 

Características dos Certificados Gratuitos Let’sEncrypt e CertiGo

  • Software gratuito que pode ser instalado em todos os domínios e subdomínios.
  • Instalação facilitada pelo painel de controle (em hospedagens que adotam a tecnologia)
  • Utiliza altos padrões de segurança na criptografia
  • Compatível com os principais navegadores do mercado

 

Conclusão

O uso do SSL está cada vez mais imprescindível a cada dia. O que antes é indisensável apenas a lojas virtuais ou aplicativos que trocavam dados sensíveis, agora é importante para qualquer tipo de ambiente online.

Se você quer manter seu site seguro, seu cliente confiante na idéia que você respeita seus dados e um melhor posicionamento no Google, então o uso do SSL é mais do que necessário.

 

Anterior

M

Hello. How are you?

SAMPLE POPUP

Built with Divi Builder.

Email Address

OUR OFFICE

101 Mark Boulevard St,
10040, New York,
United States.